Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Oração em família-Laços fortes

O Família – Preservação
Uma das maiores prioridades de Deus é preservar as relações familiares. Deus foi quem projetou que o casamento (Gênesis 2:18, 24) e a família realizassem o Seu propósito e enriquecessem as nossas vidas (Salmo 127:3). Embora a tecnologia tenha melhorado a qualidade de nossos negócios e permitido que as famílias permanecessem acessíveis eletronicamente, ela também tem reduzido a comunicação. Com maior regularidade, pais e filhos se distanciam um do outro emocionalmente e espiritualmente. Finalmente, nesta era de comunicação de primeira linha, a unidade familiar mal se comunica com Deus ao deixar de orar em família.

A unidade familiar foi estabelecida por criação divina e Satanás utiliza qualquer circunstância que promove brigas e destruição dentro de um relacionamento (Efésios 4:26-27, 1 Pedro 5:7-8). A maioria das famílias raramente participa em atividades em conjunto, geralmente direcionando sua atenção para a televisão ou computador. Ao abrir mão do diálogo com os outros membros da família, pais e filhos deixam de desfrutar de união de Deus através da oração.
ração em
Oração em Família - Privilégio
Podemos nos lembrar da oração infantil: "Deus é grande, Deus é bom. E agradecemos a Ele por este alimento". Como uma criança que enfrentava a probabilidade de uma "criatura" estar se escondendo debaixo da minha cama, eu orei: "Se eu morrer antes de acordar, peço que o Senhor leve a minha alma”. Algumas famílias podem optar por orações memorizadas ou repetidas, enquanto outras podem preferir orações espontâneas e menos estruturadas. Em ambos os casos, a oração é um privilégio que requer um compromisso entre pai, filho e Deus. Incluir Deus em circunstâncias diárias ajuda a criança e os pais a entender um ao outro. Com a liberdade de orar juntos, os parentes são parceiros, construindo fundações espirituais fortes em suas casas (1 Coríntios 3:9, 11).
Orações em família vão além das refeições e da hora de dormir. Nossas necessidades vão além de alimentos e temores. As famílias devem discutir e orar juntos em uma variedade de questões. Ao integrar um versículo da Bíblia (ou mais) (Efésios 6:1-3) com a oração, as crianças podem ser incentivadas a pedir a Deus para ajudá-las a obedecer seus pais. Os pais mostram sua obediência a Deus ao respeitar e honrar uns aos outros (1 Pedro 3:7). As crianças se sentem seguras ao testemunhar os pais orando pela ajuda de Deus também. Quanto a mãe procura agradar a Deus em suas orações, Deus recompensa a sua família (Provérbios 31:10-12, 28-29). Quanto o pai assume seu lugar como líder espiritual no lar, Deus abençoa a família (Gênesis 18:19). Por causa do exemplo, seus filhos se aproximarão de Deus com regularidade, como se estivéssemos subindo no colo de um Pai amoroso.
Oração em Família – Proteção
Na oração da família, é importante lembrar que o nosso Pai Celestial adora conversar com as crianças e se preocupa profundamente com os seus problemas. Saber que Ele protege e nos resgata dos nossos medos proporciona paz e unidade inestimáveis a uma família. Orar juntos permite que os crianças expressem as suas preocupações para o pai terreno e ao seu "Aba, Pai" (Romanos 8:15) simultaneamente. Quando a nossa filha era jovem, líamos Romanos 8:38-39 e orávamos em seguida, agradecendo a Deus por seu amor e pedindo a Ele que protegesse enquanto começava a primeira série. Anos mais tarde, quando a nossa filha começou a fazer faculdade, as orações da nossa família nos uniam mais ainda, pois sabíamos que Deus era fiel.

Os benefícios de orações em família têm uma influência dramática sobre os pais. Desemprego pode destruir um casamento e família. Quando Dave perdeu o seu emprego de 8 anos, ele ficou extremamente abalado. As crianças começaram a orar por seu pai, antes e depois da escola. Dave e Christy compartilharam sobre a sua necessidade de orientação e recursos com os seus filhos. Dave recorda: "Havia dias em que me senti frustrado e meu coração estava inquieto. Mas então uma das crianças colocava sua mão no meu ombro e pedia que Deus ‘ajudasse ao pai a não ficar triste e para que alguém bem legal desse um emprego ao papai’". Dave compartilhou como ele sentia que seu coração estava sendo guardado, até mesmo protegido, sempre que sua família orava com ele. Quando o emprego perfeito apareceu, toda a família deu graças e os seus filhos perceberam o seu papel vital na oração (Filipenses 4:6-7). Oração constrói uma barreira de proteção ao redor de nossas famílias.

Oração em Família – Prioridade
Apesar da oração familiar ser eficaz em fortalecer os membros, muitas vezes é difícil encontrar um horário específico para oração. Os pais encaram a oração em família com a melhor das intenções, apenas para serem barrados por conflitos no horário. Um pai pode se sentir inapto para liderar em oração, crendo que não será efetivo para se comunicar com Deus. Então, existem diretrizes para que a oração familiar seja estabelecida como uma prioridade diária?
  • Fale sobre o que está incomodando, não importa quão pequeno (1 Pedro 5:7).
  • Peça a Deus que revele seus propósitos, planos e desejos para a sua vida (1 João 5:14-15).
  • Faça de Deus o cabeça de sua casa (Deuteronômio 6:5-9).
  • Aguarde com antecipação a resposta de Deus à medida que você se humilha diante dEle (Marcos 11:22-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário