Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Homens orando

Homens Orando – Serviço Ativo
Quando Rick partiu para a sua segunda missão militar no Oriente Médio, ele compartilhou algumas preocupações específicas com a esposa Melissa. "Eu estou apreensivo sobre alguns dos homens do meu novo pelotão. Eu não os conheço tão bem quanto os da última equipe. Ore por nós". Como a maioria dos homens, Rick enfrenta uma cultura que acredita na crença equivocada de que o medo é igual à fraqueza. A maioria dos homens detesta admitir que tem medo- medo por suas famílias, por suas finanças, pelo futuro. Dois meses depois de Rick ter partido em sua missão, ele acordou no Centro Médico Militar do Walter Reed. Sua perna direita estava engessada por inteiro. . . e ele não tinha mais a sua perna esquerda abaixo do joelho. Seu capitão contou: "Seguindo a estrada IED, Rick orava por cada soldado machucado que cruzava o seu caminho." "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9). Durante sua reabilitação esgotante, Rick explicou: "A diferença entre um covarde e um herói não é se você está ou não com medo. É o que você faz quando você está com medo."

Homens como Rick entendem que a oração nos permite conquistar as nossas fraquezas. O apóstolo Paulo orou repetidamente a Deus por força para enfrentar os tormentos de Satanás. Só quando ele entregou o seu orgulho nas mãos de Deus foi que Paulo entendeu como suas fraquezas se relacionam com o poder de Cristo (2 Coríntios 12:6-10). Homens de oração entregam seus medos, orgulho e fraquezas para Aquele que está em controle.
Homens Orando – Sob Ataque
Em algum momento, todo homem enfrenta o peso esmagador da sua impotência de poder fazer alguma coisa sobre um problema de saúde. Ataques sobre o seu corpo e mente apresentam-se inexoravelmente. Dr. Don Colbert, médico, escritor e notável orador, observa: ". . . Quando [os homens] vêm ao médico, eles não relatam o seu problema até o último minuto. . . É da mesma forma como os homens raramente pedem por ajuda.”1

A natureza competitiva de Jim se revelou quando passou a ocupar um cargo de vice-presidente, assim como com o seu hobby de andar de bicicleta e caiaque. Quando uma anormalidade não cancerosa apareceu durante um exame de rotina, Jim tentou permanecer firme. Novos testes indicaram o estágio D do câncer de próstata (às vezes chamado de estágio IV), o qual não é considerado ser clinicamente curável. Jim ficou ressentido por essa intrusão em sua vida. "Eu não fiquei com raiva, mas senti-me muito impotente e me perguntei: 'Por que Deus, por quê?’" Apesar de sua fé em Deus ter permanecido forte por mais de quinze anos, Jim se lembrou da momentos de tensão bem antes de uma radical prostatectomia. Pouco antes de entrar na sala de cirurgia, ele disse ao enfermeiro para parar de transportá-lo. "Eu olhei e apontei para cima e disse: 'Senhor, Você me conhece e eu Te conheço – faça comigo de acordo com a Sua vontade". Quando terminei de falar essas palavras, eu estava tão em paz que disse ao enfermeiro que estava me empurrando:'Vamos!’" Homens de oração não correm na frente de Deus tentando lidar com todas as infinitas possibilidades negativas que estão no seu caminho. Elas são apenas isso. . . possibilidades (Marcos 10:27).

Homens Orando – Masculinidade Autêntica
O homem em geral tem apenas dois confidentes, incluindo a sua esposa e um membro da família. Como a maioria dos homens estão sobrecarregados de trabalho, com excesso de compromissos e são muito distraídos, eles nem sempre se sentem vitoriosos em relação aos seus obstáculos. Portanto, é imperativo que os homens orem com e por uns aos outros – fortalecendo um ao outro (Provérbios 27:17). Rick, Jim e o apóstolo Paulo perceberam que masculinidade autêntica aceita a necessidade da intervenção e ajuda de Deus.

Através da oração, todo homem obtém uma visão de masculinidade bíblica que diz respeito a suas próprias vidas e problemas. Através da fé, Deus oferece direções práticas para a vida real. Homens de oração:
  • Aceitam a responsabilidade por suas ações (Salmo 32).
  • Lideram corajosamente contra a oposição (Daniel 6:7, 10-11).
  • Recebem a recompensa de Deus por obedecê-lO (1 Crônicas 4:9-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário