Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DE QUE LADO DEUS ESTÁ?

TEXTO BASE: (Atos 7.9) “Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele”.
INTRODUÇÃO: É comum nos preocuparmos mais com as circunstâncias que nos cercam do que com a presença de Deus em nossas vidas. Medimos o sucesso ou o fracasso pelos fatos naturais e não raramente chegamos a conclusões equivocadas sobre a justiça do Senhor e seu respaldo à nossa caminhada.
1. QUANDO DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO: A Bíblia diz que José foi vendido por seus próprios irmãos como escravo para o Egito, mas “Deus estava com ele”. Isso pode ser bem difícil de entender. As circunstâncias eram absolutamente adversas e tenebrosas. Um jovem tirado com terrível violência da casa de seu pai e levado a uma terra estranha para trabalhar à força... Ninguém desejaria tal sorte... “Mas Deus estava com ele!”. Naquele momento e por longos anos que se seguiram, esta verdade esteve obscura aos olhos de todos e, talvez em alguns momentos, aos olhos do próprio José. Convenhamos, não é fácil perceber a presença de Deus num calabouço frio ou em meio a sucessivas traições por parte das pessoas, mas a verdade é que, apesar das circunstâncias, o Senhor estava presente e respaldando a vida daquele hebreu. Enquanto José enfrentava duras e prolongadas lutas, Deus estava “nos bastidores” preparando o cenário para “a hora da virada”, trabalhando em seu favor.
2. QUANDO DEUS NÃO ESTÁ DO NOSSO LADO: Agora o oposto também acontece. Muitos confundem circunstâncias aparentemente favoráveis com a presença e a benção do Senhor, quando na verdade Ele já se apartou de suas vidas ou deixou de respaldá-las em determinados projetos. Foi isso que aconteceu com Sansão. Homem consagrado desde o ventre materno, Sansão contava com o favor de Deus e desta maneira venceu muitos inimigos. Num determinado momento, porém, ele negociou sua santidade, brincou com o pecado. Deitado nos braços de uma prostituta, iludido com inúmeras lembranças de como o Senhor o havia usado até então, Sansão achou que mais uma vez seria livrado sobrenaturalmente das mãos dos filisteus. Estava enganado. A Bíblia nos conta que os inimigos o capturaram e o levaram à desgraça “porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16.20). De uma hora para outra, a segurança de um homem temido por todos caiu, por terra pelo simples fato de que Deus não estava mais ao seu lado, apesar das circunstâncias até então, não terem revelado tal ausência.
3. DE QUE LADO DEUS ESTÁ?: Existe uma pergunta que devemos fazer em todo o tempo em relação à nossa vida e às diversas áreas que a envolvem: De que lado Deus está? Ele está ao meu lado ou se apartou de mim? Tenho o seu respaldo ou Ele tirou suas mãos? A resposta nem sempre está nas circunstâncias. Você pode passar por terríveis e duradouras tribulações e o Senhor estar guerreando ao seu lado, como aconteceu com José. Por outro lado, pode andar de vento em popa na vida, vendo tudo dar certo em seu favor e, como Sansão, não contar mais com o respaldo da presença de Deus.
4. CUIDADOS E VIGILÂNCIAS: Um dia Asafe entrou em profunda confusão por ignorar esta verdade. Seu testemunho no Salmos 73 nos dá conta de que seus pés “quase resvalaram” (v. 2). Aquele ministro da Casa de Deus chegou à beira da apostasia. E porque? Simplesmente porque começou a olhar a prosperidade dos ímpios, sua riqueza e saúde, enquanto ele, servo do Altíssimo, passava por privações e calamidades. Asafe chegou à conclusões distorcidas. Achou que o Senhor não se preocupava com ele e abençoava os infiéis. Quase se rebelou e o teria feito se a misericórdia de Deus não lhe tivesse aberto os olhos. Então ele percebeu que a aparente prosperidade dos profanos nada mais era do que um laço que os conduziria à ruína eterna... Só então o homem voltou a si e entendeu que, apesar das lutas, Deus estava jogando no seu time e, mais cedo ou mais tarde, a virada iria acontecer. Quando você estiver em tribulação, não pergunte porque? Não tente entender tudo. Apenas dedique-se a buscar uma resposta: Deus está ao meu lado ou está contra mim nisto? Da mesma maneira, quando estiver vivendo tempos de bonança, não relaxe, não pense que sua prosperidade é sempre fruto da aprovação do Senhor. Sonde o seu coração e pergunte-se: Deus está comigo nesta subida maravilhosa ou estou apenas sendo projetado para uma terrível e vertiginosa queda?
5. ANDE NOS CAMINHOS DE DEUS: Talvez você esteja indagando: “Mas como saberei de que lado Deus está? Se as circunstâncias nem sempre o revelam, como saberei?”. Deus está sempre ao lado dos fiéis! Sua aliança é para com aqueles que andam em aliança. Antes de dizer a Josué: “Eu estarei contigo por onde quer que andares”, o Senhor impôs a condição: “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.7-8). É em aliança com Deus que nós descobriremos de que lado Deus está.
CONCLUSÃO: Em cada circunstância de sua vida, especialmente na adversidade, tenha apenas a preocupação de sondar seu coração e avaliar se você está andando nos princípios eternos, de acordo com a Palavra e a vontade do Senhor revelada ao seu coração. Se você tem esta certeza, descanse e esteja certo de que Ele está ao seu lado. A escravidão, o calabouço, a traição são apenas circunstâncias que passarão. Se o Senhor joga com você, a virada vai chegar antes do apito final... Agora, se sua infidelidade ou independência te distanciou de Deus, você não tem a mínima chance. Tudo pode parecer muito bem, mas você vai provar o sabor amargo da derrota. É melhor voltar atrás, antes que seja tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário